Nação Estrela Brilhante de Igarassu oferece oficina gratuita de maracatu

A nação do maracatu Estrela Brilhante de Igarassu - Patrimônio Vivo de Pernambuco e a mais antiga, em atividade, do Estado, com 192 anos de história – convida a todos os foliões para sua oficina de batuque, todas as quartas-feiras, às 20h, no Mercado da Ribeira, Olinda. O objetivo é ensinar o tradicional baque da nação aos brincantes e entusiastas do maracatu preparando-os para um grande arrastão, que sairá no domingo de Carnaval pelas ladeiras de Olinda. A atividade é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades.

A ideia surgiu do pedido de amigos e apreciadores da nação, que desejavam ver criado um "bloco do Estrela Brilhante" para que pudessem brincar durante a folia de Momo junto a seus integrantes. "Muitas pessoas de fora - São Paulo, Rio, Minas, Porto Alegre, Paraíba, Fortaleza, de todo canto do mundo - vêm para brincar o Carnaval e eles queriam ter a oportunidade de tocar o baque de Igarassu com a gente, aqui em Pernambuco", explica Gilmar Santana, mestre e presidente do Estrela Brilhante. 

O objetivo das oficinas é ensinar os visitantes a tocar o baque da nação, o chamado 'treme terra', e a cantar as tradicionais toadas. O resultado poderá ser visto no domingo de Carnaval, num grande arrastão que sairá do Mercado da Ribeira até a Praça do Carmo: "A gente vai tentar botar 300 batuqueiros na rua. Vamos tentar. Quem vai fazer é o povo, estamos dando só o ponta pé inicial", afirma Mestre Gilmar.

Para participar das oficinas, basta comparecer ao Mercado da Ribeira e integrar o grupo. Aqueles que já possuem instrumento de maracatu podem levá-lo consigo. A atividade é gratuita mas, para sair no cortejo de Carnaval, será preciso adquirir uma camisa com valor a ser definido ainda. As vendas ocorrerão nos próprios ensaios. Esta é uma ação que visa propagar a cultura do maracatu de baque virado, através da vivência de brincantes  de uma nação centenária, além de promover uma grande integração entre foliões das mais diversas culturas.

Serviço:
Oficina de maracatu da Nação Estrela Brilhante de Igarassu
Todas as quartas, às 20h - até o Carnaval
Mercado da Ribeira - Sítio Histórico de Olinda
Gratuito

Nenhum comentário

https://syndication.exdynsrv.com/splash.php?idzone=2574917